Marcação da Data do Casamento

Se tem uma data favorita ou muito especial para o dia do seu casamento, marque-o o mais depressa possível. Os sábados são os dias preferidos, não só para si mas para todos. Os melhores locais ou mais especiais são rapidamente marcados. Muitas vezes com um ano de antecedência.

Organize o Seu Casamento

Com a chegada do dia do casamento, as pressões são enormes. Use uma agenda, preenchendo as datas e apontando todos os passos a dar até ao grande dia. Para além de facilitar, a agenda também servirá para mais tarde recordar todos os pequenos detalhes dos preparativos, que com o tempo acabaria por esquecer.

Convites de Casamento - Papel e Aspecto Gráfico

Escolher um papel e um aspecto gráfico especial para os convites e documentos a serem impressos, com características próprias e personalizadas, é o primeiro passo para demarcar o seu casamento de todos os outros. Formal, descontraído, elegante ou divertido, revela de imediato o estilo da cerimónia.

O Convite é Imagem do Seu Casamento

Os vossos convidados vão ficar com uma ideia sobre o feliz acontecimento pelo bom gosto, cores escolhidas, bons materiais, pelas palavras, pelo carinho que depositam em cada pormenor.

Convites de Casamento - Entrega dos Convites

Não esquecer de enviar os convites pelo correio e entregar em mão aos parentes mais chegados. Os convites devem ser enviados ou entregues aos convidados com três meses de antecedência.

Convidados - Alojamento

Se espera convidados que vêm de longe, será uma boa ideia que tome algumas diligências de forma a proporcionar-lhes uma estadia mais agradável e facilitada. Pode facultar-lhes alternativas de alojamento em 1 ou 2 hotéis, de tarifas diferentes, mas em qualquer caso do seu agrado e de acesso fácil.

Placar de Mesas

Dizer aos convidados onde se devem sentar durante a festa do casamento é mais um favor do que uma ordem. Um placar de mesas é absolutamente necessário, sendo confortável para as pessoas, encorajando a conversa entre elas e garantindo, de forma diplomática, algum destaque aos convidados especiais.

Marcador de Lugares

Para ajudar os convidados a encontrarem os lugares, ponha um marcador nas mesas. As mesas podem ser numeradas ou terem nomes conforme o tema que lhes quiser dar. Nome de terras, nome de escritores, nome de frutas, nome de flores, etc. Também é bom dividir a sala ao meio com a mesa dos noivos ao centro. Desta forma os empregados podem dirigir as pessoas aos seus lugares com mais facilidade.

Mesa dos Noivos

A mesa dos noivos deverá estar localizada ao centro da sala. A mesa tradicional é rectangular com lugares só num dos lados da mesa, contudo muitos casais preferem uma mesa redonda que é claramente menos formal. Em qualquer caso os noivos deverão estar virados para a sala. A família e amigos mais chegados podem ficar na mesa dos noivos. O padrinho fica à direita da noiva e a madrinha à esquerda do noivo. Tradicionalmente alterna-se homem e mulher à volta da mesa.

Casamento - Escolha de Flores

Ao escolher as flores para o seu bouquet, centros de mesa e outro tipo de decoração (ex: Igreja, local da festa, etc), comece por pensar em flores de que sempre gostou. Certifique-se que se adaptam ao que pretende, analise depois a cor, o preço e, naturalmente, se é a época delas.

Bouquet de Noiva

É ponto assente que o bouquet é o espelho do gosto e da personalidade da noiva. É talvez a peça onde a escolha pessoal é mais importante: as mais tímidas devem escolher bouquets mais pequenos e delicados, enquanto que se for mais descontraída pode optar por um bouquet menos tradicional, maior e em cores mais vivias.